Empresas

Panorama do empreendedorismo feminino no Brasil

Panorama do empreendedorismo feminino no Brasil

06/03/2015

“É um grande desafio conciliar os vários papeis que as mulheres exercem na sociadade, como ser mãe e dona de casa 

Não é fácil empreender e ser mãe ao mesmo tempo. Aliar trabalho e tempo para a família tem sido uma das maiores batalhas da mulher moderna. De acordo com o site Bolsa de Mulher, atualmente, cerca de 65% das mulheres retorna ao mercado de trabalho imediatamente após a licença maternidade. Desse total, 15% se dedica a outras funções e à criação de novas fontes de renda.

Do total de empreendedoras do Brasil, 73% são sócias de micro ou pequenas empresas. O percentual sobe para 98,5% quando são contabilizadas, também, as empresas do tipo Micro Empreendedor Individual (MEI), já que mais de 1,3 milhão de mulheres brasileiras são sócias de MEI.

De acordo com Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora, inúmeros fatores apoiaram o crescimento das mulheres empreendedoras, mas, principalmente, a flexibilidade de ser dona do próprio tempo. “Ter um negócio não significa trabalhar menos, mas pode garantir a mulher liberdade de horário essencial para organizar seu tempo. Além da maternidade, que faz com que a mulher repense a questão da presença familiar”, acredita.

A Rede Mulher Empreendedora foi fundada em 2010 e é um exemplo de como boas ideias e boa vontade podem mudar o mundo dos negócios. O site conta com mais de 36.500 mil empreendedores cadastrados e é atualizado diariamente com infomações, conteúdos e dicas sobre empreendedorismo. Além disso, as empreededoras podem publicar o seu perfil de negócio, acessar as dicas e participar de fóruns de discussão.

Claro que nem tudo são flores no caminho das mulheres que optam em realizar o sonho de abrir o próprio negócio. Afinal, não é fácil encontrar um negócio que seja uma combinação de oportunidade, fazer o que gosta e ter chance de sucesso. “É um grande desafio conciliar os vários papeis que as mulheres exercem na sociadade, como ser mãe e dona de casa”, acredita.

Além do Rede Mulher Empreendedora, existem outras iniciativas listadas pela fundadora do site para auxiliarem o crescimento das empreendedoras brasileiras:

Mulheres na Computação

Programa 10 mil mulheres da FGV / Goldman Sachs

Programa Winning Women

Prêmio Cartier

Programa Vital Voices

Escola de Você

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

Programa Itaú Mulher Empreendedora

Confira as dicas que a Ana listou para mulheres que têm desejo de empreender:

– Procure um negócio que seja a combinação ( não é fórmula mágica) entre fazer o que você gosta,  encontrar uma oportunidade de negócio e ter chance de crescimento;

– Defina qual será o diferencial do seu negócio perante seus concorrentes, mesmo que não sejam diretos;

– Tente vender seu produto/serviço de uma forma bem simples, sem grandes investimentos, para avaliar se ele tem aceitação com os clientes. Alguns negócios são destruídos nesta fase, o que é bom porque você pode repensar o modelo;

– Esteja pronta para lidar com os desafios financeiros. Um negócio leva em média três a cinco anos para se estabelecer (se você estiver no caminho certo). Como você fará para sustentar sua famíia neste período ? Ter uma reserva é muito importante.

– Não economize na contratação da equipe, pois eles serão a garantia do seu sucesso. Selecione e engaje seus colaboradores. E não se trata apenas de dinheiro, mas desafios, ambiente agradável e bons benefícios.

Com Office 365, a sua empresa ganha em produtividade, flexibilidade e segurança. Com ele você pode usufruir de todas as ferramentas mais familiares para o seu business (Word, Excel e PowerPoint), contando também com uma série de serviços que agregam ainda mais valor ao seu negócio como: Sharepoint, para compartilhar e armazenar informações de qualquer dispositivo; OneDrive, para armazenar e compartilhar documentos com clientes e parceiros; Exchange, o seu e-mail corporativo; e Lync, que faz reuniões online sem custo. Experimente grátis aqui ou, compre Office 365 diretamente pelo site. Em caso de dúvidas sobre Office 365 ou licenciamento Microsoft entre em contato com o nosso time de suporte através do chat online ou através dos telefones 11 4706 0900 (Grande São Paulo) e 0800 761 7454 (Outras Localidades). Aproveite o preço especial e tenha o Office 365 apoiando o crescimento de sua empresa: a partir de R$ 16,30, por usuário/mês, no plano anual.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *