Organize-se para tornar suas reuniões mais produtivas

Publicado em julho 23, 2012 | Por Pensando Grande | Empresas, Gestão
meeting

Por mais que sejam necessárias, as reuniões são sempre temas de discussões em diversas empresas, por muitas vezes se tornarem improdutivas. De acordo com a Velasco Consultoria Organizacional, uma empresa com uma média de 30 executivos que participam de reuniões ineficazes perde cerca de R$ 900 mil por ano. Assim, é preciso se preparar para realizar reuniões de forma direta, inteligente e eficaz.

Todas as empresas precisam ficar de olho em suas reuniões, mas principalmente as de pequeno e médio porte, em que os recursos são escassos e cada minuto do dia de trabalho é precioso. De acordo com Lúcia Velasco, da Velasco Consultoria Organizacional, as empresas ainda pecam neste quesito. “As organizações despendem muito dinheiro por desconhecerem ou não usarem a técnica de condução de reunião”, afirma Lúcia.

As reuniões são importantes e devem fazer parte da organização da empresa, já que, se utilizadas de forma correta, favorecem a comunicação, o alinhamento entre os profissionais, a tomada de decisões solução de problemas e, se bem conduzidas, envolvem pessoas chave no processo, trazendo como a satisfação e o reconhecimento de quem faz parte dela. Porém, o segredo de uma reunião focada é o planejamento. Chegar ao encontro com tópicos já marcados anteriormente é uma ótima dica. “A falta de planejamento somado à falta de habilidade dos participantes são os principais fatores que levam à uma reunião improdutiva”, conta Lúcia.

Apesar de ser pouco comum, faz parte da conduta do colaborador questionar sobre qual assunto será tratado e qual o papel dele na reunião. Segundo Lúcia, essa postura do é uma grande ajuda para seu superior, pois ajuda na análise da participação de quem deve realmente participar de uma reunião ou não.

Outra dica que a consultora dá é na escolha de quem conduzirá a reunião. “O ideal é que seja conduzida por alguém capaz de focar os assuntos”, lembra Lúcia. Uma alternativa para evitar o desperdício de tempo são as reuniões conhecidas como stand up meetings, realizadas somente para assuntos mais rápidos e informativos.

Além disso, existem outros artifícios que podem ajudar a resolver a situação, como telefones, celulares, e-mails, etc. Se nenhum destes adventos solucionarem seu caso, opte pela reunião, mas sempre deixando claro os objetivos esperados, seguindo o  planejamento e convidando pessoas para a reunião que realmente vão agregar valor ao encontro. Desta forma, você não perderá o foco do encontro e conseguirá tirar melhor proveito de seus colaboradores.

As ferramentas certas ajudam a otimizar seu trabalho e seu tempo. Planeje-se com um checklist especialmente feito para organizar suas tarefas. Conheça as utilidades do Excel 2010, esse pode ser os detalhe essencial que faltava para sua empresa decolar.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

6 Responses to Organize-se para tornar suas reuniões mais produtivas

  1. Pingback: Organize-se para tornar suas reuniões mais produtivas | Revista Praontem

  2. Pingback: Aprenda a controlar a ansiedade e tire melhor proveito de seus negócios! | Pensando Grande

  3. Pingback: Aumente sua produtividade ao realizar múltiplas tarefas | Pensando Grande

  4. Pingback: Pensando Grande | Empreendedorismo feminino: como conciliar trabalho e família

  5. Pingback: Reuniões mais eficazes sem perder tempo! | Pensando Grande

  6. Pingback: Pensando Grande | Reuniões mais eficazes sem perder tempo!

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

*

Você pode user essas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *