Empresas

Lições de sucesso para empreender e inovar

Lições de sucesso para empreender e inovar

25/07/2012

Foco, persistência e ousadia. Com esses três itens essenciais para quem quer atingir o sucesso, o empreendedor Jussier Ramalho trilhou seu caminho. Da infância pobre, passando pela banca de jornal que montou e chegando até o reconhecimento como palestrante por todo o Brasil, Ramalho, que estudou até a quarta série do primeiro grau, provou que é possível voar longe olhando pra frente com otimismo e coragem.

Começou a trabalhar aos 14 anos de idade, aceitando os desafios em todos os tipos de emprego que aparecesse. Mas foi por volta de 1996 que a vida deste potiguar começou a mudar: resolveu abrir uma banca de jornal, a Banca Prática. Porém, pensando além e querendo se destacar no mercado, Ramalho teve a ideia de realizar trabalhos sociais e foi a diversas universidades para convidar estudantes para conhecerem sua banca. “Diferenciação é a palavra-chave. Sabia que só ia conseguir me destacar no mercado se fizesse algo de diferente, mudando a concepção de vender e transformando a compra do cliente em uma experiência única”, conta Ramalho.

O empreendedor é autodidata, nunca parou de ler nada do que oferecia em sua banca. Ramalho conta que se apegou à chance de montar seu negócio como se fosse a única oportunidade de sua vida. “Sabia que naquele momento era tudo ou nada, busquei todas as forças e fui atrás de meus objetivos fazendo sempre tudo diferente. Foi então que mudei a forma de vender jornais e revistas, vendendo informações aos meus clientes e encantando-os a todo o momento”, conta.

Foi assim, lendo e buscando conhecimento por iniciativa própria, que Jussier Ramalho fez do aprendizado uma arma poderosa para atingir outros desafios em sua vida, como o de lançar um livro e oferecer palestras de superação e motivação por todo o país. A obra, chamada de “Você é a sua melhor marca” une diversas passagens de sua trajetória como empreendedor com aspectos técnicos do empreendedorismo, auxiliando empreendedores a lidar com clientes, conquistar vendas, motivar-se e criar relacionamentos de confiança. “Mostro de forma prática e simples que podemos superar todo e qualquer obstáculo que apareça em nossa frente. Costumo dizer que o impossível está entre nossas orelhas, dentro de nossas cabeças”, ensina o empreendedor.

Nas palestras que ministra, Ramalho apresenta sua experiência de vida como impulsionador da superação profissional. A ideia é mostrar de forma prática como sair da conhecida zona de conforto. “Em minhas palestras, os participantes não assistem, eu os convido a interagir. Os participantes entram em contato com seus medos, suas diferenças ou projetos inacabados. Eu apresento exatamente o que uso em minha vida, encanto o participante de forma a uma experiência em tudo que ele fizer na vida”, conta Ramalho.

Para Jussier, o segredo de seu sucesso é a superação de desafios. “Muitas vezes enfrentamos desafios que nunca imaginamos passar, mas devemos estar prontos para o desconhecido”, conta. Além disso, o empreendedor acredita no planejamento de negócios e coragem. “Todo o empresário precisa ter um plano de trabalho, impor metas e segui-las. Assim, ele consegue acompanhar o trabalho e pode identificar quais as melhorias que poderá implementar no decorrer do processo, sempre com coragem para mudar e inovar, se preciso for”, afirma ele.

Toda inovação parte de uma ideia, mas é preciso aprender e compartilhar o conhecimento para que novas metas sejam estabelecidas. Para facilitar a colaboração, conheça todos os benefícios do Microsoft SharePoint 2010. Com essa ferramenta, os seus colaboradores podem configurar sites da Web para compartilhar informações, gerenciar documentos e publicar relatórios que ajudam na tomada de melhores decisões.

13 respostas para “Lições de sucesso para empreender e inovar”

  1. […] Todo acervo do portal é organizado por assuntos, cursos e diversas instituições de ensino. Nele, é possível navegar para consultar as videoaulas disponíveis por tipo de assunto, por faculdades e até mesmo por professor. Além disso, de acordo com Souza, ainda é possível, no sistema de busca do site, é possível pesquisar palavras-chave na fala do professor ou palestrante. […]

Deixe uma resposta