Empresas devem se preocupar com a sucessão de líderes

Publicado em novembro 16, 2012 | Por pme_mint2013 | Empresas, Gestão
ID-10081386

Cada vez mais a busca por colaboradores com espírito de liderança aumenta no Brasil. Essa é uma tendência que chegou pra ficar, pois este colaborador é quem cria o ambiente de motivação e influencia membros da equipe e os stakeholders a agirem uma determinada direção para alcançar os objetivos estabelecidos pela empresa.

O que isso quer dizer? Que se uma empresa tem objetivos e quer atingi-los de maneira estratégica e inteligente, deve sempre estar em concordância com o que pensam seus líderes, fazendo com que sua influência seja sempre positiva. Dessa forma, as principais características de um líder são: ser honesto, carismático, bom ouvinte, determinado, preparado para assumir riscos, preparado para trabalhar sobre pressão, saber delegar atividades, corajoso, positivo, sabe perceber oportunidades e possui perfil estratégico.

Porém, não são apenas essas características que fazem com o que o líder seja uma figura positiva perante os colaboradores.  De acordo com Ricardo Barbosa, diretor executivo da Innovia Training & Consulting, a liderança dentro de uma organização ele deve ser sempre compartilhada, entre colaboradores e gestores. Além dessas características citadas acima, o especialista lista mais características de um líder positivo para a equipe:

- Paixão pelo que se faz para que haja inspiração e entusiasmo;

- Integridade para haver confiança e engajamento, sinceridade, maturidade com base em experiências passadas e busca pela melhoria contínua;

- Curiosidade de sempre estar buscando novas informações e alternativas;

- Audácia de saber se arriscar quando necessário e posicionar sua opinião;

- Autoconhecimento, pois só olhando para dentro que o líder saberá como agir com os parceiros e os seus limites.

Porém, em alguns casos, algumas atitudes podem refletir em liderança negativa para a equipe. Barbosa oriente como agir. “Para os casos de a liderança ter reflexo negativo para empresa uma saída é apontar que tem esta característica e trabalhar como pontos de melhorias, mas nunca julgar. O segredo é focar e trabalhar nos pontos positivos”, conta o especialista.

Se ao analisar sua equipe, você estiver pensando que não tem colaboradores que se enquadrem em todas essas características, não se preocupe. Ainda segundo o especialista da Innovia Training & Consulting, a liderança pode ser desenvolvida com base nas experiências vividas e através de ações de capacitação. Além disso, existem cursos e workshops, ficados em atividades práticas e vivenciais que ajudam a desenvolver a habilidade interpessoal.

A retenção desse pessoal também é item que preocupa os empreendedores, pois, após algum tempo, esses líderes tornam-se peças chaves dentro da empresa. O especialista alerta que uma estratégia de retenção deve ser montada. “Com certeza terá que ser traçada uma estratégia e saiba, o líder não é só movido a salários como muitas organizações acreditam, eles são movidos a desafios. Eles são pessoas que buscam o crescimento e reconhecimento profissional, pois se atingirem estes objetivos dinheiro será apenas uma consequência”, finaliza Barbosa.

Empreendedor, como você analisa seu papel como líder? Acredita que consegue influenciar positivamente sua equipe? Divida conosco suas experiências de liderança!

Conheça o Lync e tenha todos os benefícios da comunicação integrada com todos de uma maneira rápida, ágil e eficaz para facilitar a rotina da sua emrpesa.

 

Para mais informações, entre em um chat online com um especialista, pelo e-mail, pelos telefones 11 4706 0900 (São Paulo) ou 0800 761 7454 nas demais localidades.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

2 Responses to Empresas devem se preocupar com a sucessão de líderes

  1. Pingback: Não deixe sua empresa parar no tempo! | Pensando Grande

  2. Pingback: Pensando Grande | Não deixe sua empresa parar no tempo!

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

*

Você pode user essas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *