Conheça as vantagens de se ter um CNPJ

Publicado em junho 5, 2013 | Por Gabriela Manzini | Empresas, Leis, Impostos e Tributos, Negócios
628x405_v2

628X92_v2

Na terceira publicação da nossa coluna semanal, trouxemos a dúvida da leitora Saionara Ribeiro:

“Oi! Tenho um pequeno armazém, mas ainda não tenho CNPJ. Quais são as vantagens de trabalhar com CNPJ? Poderia me explicar? Obrigada.”

 

Olá, Saionara! Sua pergunta é bastante pertinente.  O CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) é o registro das informações cadastrais de entidades inscritas nas administrações tributárias da Receita Federal, ou seja, nos cartórios do país, Estados, Distrito Federal e dos Municípios. O cadastro é único, o que significa que, por mais que você mude o nome da empresa, por exemplo, seu registro continua sempre o mesmo, como se fosse o seu CPF, mas para a sua organização.

É importante destacar que é obrigatório que as empresas domiciliadas no Brasil façam o seu cadastro. No site da Receita, é possível encontrar mais detalhes de quem precisa se inscrever no CNPJ.

Veja abaixo as principais vantagens de ter o seu registro:

• Poder de negociação

• Emissão de bloco de notas fiscais

• Comprar de fornecedores com desconto

• Status de empresa

• Abre portas para relações comerciais e facilita parcerias

• Melhor negociação com bancos, incluindo abertura de contas e concessão de crédito com linhas mais vantajosas e juros mais baixos

• Segurança jurídica

 

Empresas com CNPJ transmitem profissionalismo e credibilidade, o que facilita as relações comerciais. Vale destacar que, se seu negócio tem um faturamento de até no máximo R$ 60 mil por ano, você pode se legalizar como um Microempreendedor Individual (MEI) também, o que garante outros benefícios como:

ID-10097681• Isenção de taxas para registrar a empresa

• Direito à aposentadoria

• Facilitação com burocracias

• Contratação de funcionário com custo menor

• Redução da carga tributária

Existem em todo o Brasil, 2,975 milhões de empreendedores individuais. Segundo estudo divulgado no ano passado pelo Sebrae, esse volume deve subir para quatro milhões até 2014.

 

A coluna “Você pergunta, a gente responde!” responde a algumas dúvidas dos nossos leitores. Será selecionada uma pergunta por semana, por meio de critério de relevância e demanda pelo assunto, que será respondida às quartas-feiras. Para participar, envie suas dúvidas para um de nossos canais de comunicação:

pensando grande Blog: comentários em qualquer post do blog, inclusive este;

facebook

 Facebook: comentários em nossos posts ou mensagem privada (Inbox);

twitterTwitter: tweets, replies ou DM (Mensagem Direta);

linkedin LinkedIn: comentários em nosso grupo ou até mesmo mensagens para o nosso perfil.

Veja o que os benefícios da nuvem podem fazer para aumentar a produtividade do seu negócio. Conheça as várias ferramentas que o Office 365 pode trazer para a sua empresa.

Para mais informações sobre como comprar produtos Microsoft acesse o site ou entre em contato pelos telefones 11 4706 0900 (São Paulo) ou 0800 761 7454 nas demais localidades.

 

Leia também:

- Passo-a-passo: como se tornar um MEI 

- Como atrair novos clientes: 5 dicas e marketing para sua empresa

Gostou deste artigo? Compartilhe!

3 Responses to Conheça as vantagens de se ter um CNPJ

  1. jussiclea de jesus modesto says:

    adorei saber quer um dia vou poder seaponsenta

  2. Marcelo Fournier says:

    De fato ter um CNPJ dá uma postura mais profssional a seu negocio e facilita assim às relacoes comerciais e parcerias. Em muitos casos vc consegue comprar produtos de fornecedores com faturamento para 30 por exemplo, o que claro ajuda bastante.

    Só uma coisa a mais a respeito de credito. Para voce abrir uma conta de pessoa juridica (com CNPJ) os bancos exigem que voce esteja sem restrições como pessoa física (ou seja, nome limpo como pessoa fisica). Se nao tiver nome limpo, nem abre a conta. Para o caso do MEI, os bancos mais faceis de abrir uma conta sao o Banco do Brasil e a Caixa Economica Federal (mesmo assim tem que ter nome limpo). O HSBC nem trabalha com MEI.
    Uma ultima dica, se vc é ou pretende ser MEI, ou tem um negocio de qualquer porte (com ou sem CNPJ) e busca encontrar fornecedores e clientes, experimente a redeMEI em http://www.nossoforum.com.

  3. Karina Gobi says:

    Olá, Faço e comercializo Materiais para Brindes promocionais, como canetas, canetas, chaveiros e etc. Quero abrir um Mei , mas não sei qual a atividade se encaixa para a minha categoria. Qual seria a melhor opção, ja que não tem a opção de fabricante de brindes promocionais no Mei.

    Obrigada.

  4. matheus says:

    Boa noite, gostaria.de saber sendo eu um detentor de um cnpj consigo descontos não somente com fornecimento de insumos, mais Tbm com prestação de serviços por exemplo abastecimento elétrico e de água, moro no Ceará e gostaria de saber se tenho direito a abatimentos no abastecimento de energia e água sendo eu um empreendedor q se enquadra nas empresas de pequeno porte?

  5. Sandra Silva says:

    Ola tenho um CNPJ desde de 2012, e a mimha MEI ainda estar ativa, gostaria de saber se a caso de doença eu poderia entra com um pedido de auxilio doença. obrigado

    • oi,fiz meu cnpj a uns 15 dias atraz,tenho direito a um emplestimo e onde e de qual é o limite says:

      vcs estao de parabens.pois torna sa pessoas mais cultas,com essas informaçoes inclusive eu . boa sorte pra vcs.

  6. oi,fiz meu cnpj a uns 15 dias atraz,tenho direito a um emplestimo e onde e de qual é o limite says:

    vcs estao de parabens.pois torna sa pessoas mais cultas,com essas informaçoes inclusive eu . boa sorte pra vcs.

  7. maria deusilene guimaraes says:

    ola por favor se eu tiver meu nome sujo mesmo tendo um cnpj e uma firma que nunca usei se ainda posso fazer um emprestimo no banco com o cnpj ou naõ pelo fato de ter o nome sujo no spc por favor me espliquem que eu não entendo
    obrigada pela atençaõ maria deusilene

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

*

Você pode user essas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *